Tecnologia

Tecnologia que reflete luz solar economiza energia elétrica

Uma claraboia tubular, feita com alumínio espelhado, que reflete a luz solar e ilumina todo o ambiente é o produto vendido pela Solalux, de Manaus (AM). O empresário Jander Figueiras abriu a empresa em 2011 e já conquistou mercado e clientes em toda a região Norte. A meta agora é difundir a tecnologia para todo o país.

Segundo Jander, os tubos, que são instalados no telhado, absorvem 99,9% dos raios ultravioleta e minimizam a transferência de calor. Assim, os locais permanecem ventilados, agradáveis e iluminados com um gasto mínimo de energia elétrica. “É uma grande contribuição ao meio ambiente, além de não pesar no bolso”, afirma.

Há um ano, Jander percebeu que era hora de apostar na sustentabilidade para crescer. A receita da empresa passou de R$ 10 mil para R$ 40 mil. Foi preciso contratar mais quatro funcionários. Hoje são 10 empregados. O resultado do trabalho do empresário rendeu convite do Sebrae para participar da Equipotel 2012, a maior feira de hotelaria e gastronomia, que ocorre de 10 a 13 de setembro no Anhembi (SP). “Participar deste evento é uma grande oportunidade para divulgar o produto, pois o grande problema da rede hoteleira é a eficiência energética. Além disso, é sustentável, tem 10 anos de garantia e que pode ser uma solução para o alto consumo de energia dos hotéis”, garante Jander.

No evento, o Sebrae dividirá o estande com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA,) que apresentará iniciativas de produção orgânica em benefício dos produtores rurais brasileiros de pequeno porte.

Parceria

A Equipotel é um polo de negócios e relacionamentos de empresas dos setores de hotelaria, gastronomia, alimentação e turismo. Durante o evento, os participantes têrão a oportunidade de conferir lançamentos, tendências, serviços e inovações tecnológicas. Só no ano passado, 48,5 mil profissionais visitaram a Equipotel. Além disso, cerca de 1,4 mil empresas de mais de 60 segmentos da economia apresentaram produtos e serviços em 672 estandes. De acordo com os organizadores, 75% dos visitantes pesquisaram fornecedores e produtos e 28% realizaram compras.

O evento já superou as expectativas para este ano. Foram feitos cerca de 60% pré-credenciamentos a mais do que o esperado. “Isso mostra o aquecimento do setor e a necessidade do mercado de hospedagem e alimentação se reequiparem para atender às demandas que serão geradas com os grandes eventos de porte internacional, como as Olimpíadas e a Copa do Mundo FIFA 2014”, destaca o diretor da Equipotel, Marcelo Vital Brazil.

Mais de 1,2 mil expositores de 60 setores da economia ocuparão um espaço de 60 mil m², apresentando lançamentos, tendências e inovações tecnológicas em equipamentos, produtos, serviços, alimentos e bebidas para hotéis, motéis, flats, restaurantes, bares, lanchonetes, fast-food, casas noturnas, cozinhas industriais, hospitais e lavanderias.

Gabriela Flores

Agência Sebrae

Leave a Reply