Tecnologia

Morrissey cria jogo para defender animais e promover veganismo

Em vez de caçar Pokemón, que tal salvar da morte animais indefesos, como galinhas, perus, porcos e vacas? Mas no smartphone, é claro.

O desafio foi lançado pelo vocalista Morrissey, ex-líder da banda inglesa The Smiths, e pela PETA, ou People for the Ethical Treatment of Animal, organização de defesa dos animais sediada nos Estados Unidos.

A cantor e a ONG são parceiros no jogo This Beautiful Creature Must Die (Esta Linda Criatura Deve Morrer, em tradução livre), lançado esta semana e distribuído gratuitamente pelo site da PETA para os sistemas IOS e Android.

Com um visual retrô, que simula um videogame dos anos 80, o game exige rapidez do jogador, cuja missão é clicar nos animais antes que eles cheguem ao lado inferior da tela, onde serão abatidos.

O jogo tem um visual que lembra os videogames dos anos 80
O jogo tem um visual que lembra os videogames dos anos 80

Para aumentar o grau de dificuldade, o jogador tem ainda de evitar bombas que, se acionadas, acabam com o jogo.

Em comunicado à imprensa, o vice-presidente de Marketing da PETA, Joel Bartlett, disse que o jogo tem uma vibração nostálgica e divertida, mas acima de tudo chama a atenção para o fato da pecuária ser hoje a maior ameaça à saúde humana, aos animais e ao meio ambiente.

Para além de conscientizar, o jogo tem como objetivo mudar comportamentos.

“Depois de dominar o game, o jogador pode salvar os animais e a Terra na vida real tornando-se vegano”, disse Bartlett, referindo-se a filosofia de vida que rejeita o consumo de qualquer alimento ou produto de origem animal.

Adepto do veganismo há décadas, o vocalista Morrissey disse que o jogo é a “maior cruzada social de todas”.

“Permite-nos salvar seres indefesos da violenta agressão humana; você não pode ter isso com Pokémon Go”, comparou o artista.

"Esse jogo é a maior cruzada social de todas", afirma Morrissey
“Esse jogo é a maior cruzada social de todas”, afirma Morrissey

Além de estar por trás da concepção do jogo, desenvolvido pela empresa de tecnologia This Is Pop, Morrissey liberou um trecho do clássico de 1985 “Meat Is Murder” para tocar em looping durante o game.

Já a íntegra da música foi cedida para um vídeo de conscientização, editado com cenas de animais abatidos e processados pela indústria da alimentação.

Agressões

Com cinco milhões de associados, a PETA vem denunciando as agressões contra os animais há 36 anos.

Segundo a organização, os abusos ocorrem em grande escala nas indústrias de carne e laticínio, onde aves ainda vivas têm o pescoço cortado, suínos têm unhas e testículos arrancados sem anestesia e bezerros são separados da mãe antes de completar 48 horas de nascidos.

Por António Martins Neto

Editor do Blog Mundo Possível

Leave a Reply