Tecnologia

Doe um tablet e ajude Paloma a falar

Paloma é uma menina de 14 anos que tem paralisia cerebral. Ela não anda nem fala, mas ouve e entende tudo.

A estudante, que está concluindo a 5a série do ensino fundamental, tem conseguido se comunicar com a terapêuta ocupacional e a fonoaudióloga por meio do Livox, um aplicativo para tablet desenvolvido para pessoas que tiveram a fala comprometida por derrames, acidentes e paralisia cerebral, como Paloma.

Os pais da menina, que mora em Joaquim Nabuco, cidade a 95 Km do Recife, em plena zona da mata pernambucana, não tem condições de comprar um tablet.

Por isso, o Blog Mundo Possível convida os leitores a ajudar a estudante, que no ano que vem vai para a 6a série e terá vários professores, em vez de apenas um, como foi até agora.

“Vai ficar muito mais difícil”, diz Elenilda Maria Souza, mãe de adolescente. “Vão ser cinco professores, um entra e sai de professor, novos colegas, e eu tava já pensando como ia ser a vida de Paloma”, completa.

O Livox, programa que Paloma está aprendendo a usar, foi desenvolvido pelo analista de sistemas Carlos Pereira, pai de Clara, de cinco ano, que também tem paralisia cerebral.

O software é gratuito e fornece conversão de texto em voz com sons naturais, milhares de símbolos e personalização total.

“É o primeiro programa desse tipo em língua portuguesa”, informa Carlor Pereira, que viaja o Brasil divulgando o aplicativo.

Ele espera que o Livox ajuda a uma grande quantidade de brasileiros que estão hoje impedidos de falar por problemas motores e de cognição.

“Quarenta e cinco milhões de brasileiros têm alguma deficiência. Oito virgula oito milhões têm deficiência motora e 2,5 milhões têm deficiência cognitiva. Então a gente está falando aí de 11 milhões de pessoas que não têm direito à necessidade mais básica do ser humano, que é a comunicação”, completa o criador do aplicativo.

O site do Livox também convida os visitantes a fazer doações ou a adotar um paciente. Clique aqui para saber como.

Por Antônio Martins Neto

Editor do Blog Mundo Possível

Veja agora o vídeo que o Blog Mundo Possível fez com Paloma e o Livox.

Leave a Reply