Tecnologia

Aprendar a montar um aquecedor solar de baixo custo

O chuveiro elétrico é um item presente hoje em 40 milhôes de residências no Brasil, segundo estimativa da organização não-governamental Sociedade do Sol.

Em média, em cada casa ou apartamento, o aparelho fica ligado 40 minutos por dia, consumindo 10% da demanda nacional de energia.

Apesar de admitir que o chuveiro elétrico não é esse vilão que os meios de comunicação costumam apresentar (estão mais seguros, baratos e consomem menos energia), a Sociedade do Sol lançou um projeto gratuito para difundir o aquecedor solar de baixo custo.

O equipamento, que custa em média 300 reais, é feito com canos e forros de PVC e tem capacidade para aquecer de 200 a mil litros de água.

Levando em consideração o consumo médio das famílias brasileiras, o investimento pode ser recuperado em nove meses.

O projeto do aquecedor solar de baixo custo vem sendo desenvolvido há 14 anos pela Sociedade do Sol, sediada no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas, da Universidade de São Paulo.

No site da entidade há manuais para quem quiser montar o aquecedor.

Assista abaixo um vídeo mostrando como funciona o equipamento.

Comments 1

  1. Anselmo Oliveira

    Boa tarde.

    Por gentileza teria como vocês me disponibilizarem o vídeo? Pois faço curso de técnico em meio ambiente e estou realizando um projeto socioeducativo com este tema.
    Att;
    Anselmo Oliveira.
    Grato desde já!

    Responder

Leave a Reply