Sem categoria

Pesquisadores ingleses criam aparelho de rádio alimentado por energia das plantas

Umas das coisas mais fascinantes do mundo sustentável é o esforço de pesquisadores amadores e profissionais para criar tecnologias limpas.

Um exemplo disso surgiu da parceria entre o designer Fabienne Felder e pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra.

Eles utilizam plantas como fontes de energia.

A técnica, chamada de Células Foto Microbianas Combustíveis, coleta os elétrons produzidos pelas plantas durante a fotossíntese e os transforma em energia.

Eles criaram um aparelho de rádio, o Musgo FM, em que dez plantas agrupadas em uma mesa construída com materiais descartados e conectadas a um capacitor geram cerca 4.5 volts.

Capturando somente 0.1% dos elétrons produzidos durante a fotossíntese, o rádio já se manteve ligado durante um minuto e vinte segundos.

Os pesquisadores esperam que, com pesquisas futuras e o desenvolvimento do projeto, o nível de captura de elétrons aumente.

Fabienne Felder estima que se um quarto dos londrinos, aproximadamente oito milhões de habitantes, carregassem seus celulares por duas horas a cada dois dias utilizando a energia gerada a partir de musgos, seria economizada uma quantidade suficiente para abastecer uma pequena cidade.

O time de pesquisadores acredita que a tecnologia se tornará viável comercialmente entre cinco e dez anos.
Veja abaixo um vídeo sobre o projeto.

Leave a Reply