Saúde

Plantas no escritório ajudam a manter a satisfação e a saúde do trabalhador

Nesses dias em que as palavras crise e desânimo parecem dominar o mundo do trabalho, que tal usar a força da natureza para ajudar a levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima, focando no que tem de ser feito e aumentando a produtividade?

Uma sugestão é colocar plantas no local de trabalho.

Um estudo da Universidade Estadual do Texas e do San Marcos Nature Center, dos Estados Unidos, com 450 trabalhadores de escritórios revelou que os mais mais felizes e satisfeitos profissionalmente eram aqueles que trabalhavam em ambientes com plantas e janelas.

O que surpreendeu os pesquisadores é que as plantas foram consideradas mais importantes para a satisfação do trabalhador que as janelas, independente do profissional era homem ou mulher, uma vez culturalmente estas se dedicam mais à jardinagem.

Portanto, reproduzo aqui alguns dos benefícios das plantas no ambiente laboral listados pelo site Ecoki.org:

Ajudam a manter a qualidade do ar

Boa parte das pessoas passa o dia em ambientes fechados, com ar refrigerado, inalando partículas contaminadas que afetam o corpo e, por consequência, o humor. As plantas removem os compostos orgânicos voláteis no ar e promovem uma espécie de limpeza no recinto.

Liberam vapor de água

Isso é ótimo para manter a umidade natural do ambiente, o que evita a desidratação da pele e afasta os resfriados e as dores de garganta. E, como se sabe, saúde, disposição e produtividade estão intimamente relacionadas.

Diminuem o uso de pastilhas e anti-gripais

Em geral as plantas contêm eucalipto, o que ajuda a limpar e a descongestionar o sistema respiratório. E da forma mais natural possível, sem adicionar outras substâncias ao nosso corpo, como açúcar e produtos químicos.

Estimulam o cérebro

Segundo algumas pesquisas, estudantes que participaram de palestras em salas e auditórios com plantas demonstraram mais atenção ao conteúdo e por mais tempo. Também por isso espera-se que as plantas ajudem a aumentar a produtividade no ambiente de trabalho.

Espécies como a aloe vera têm poder de cura

Também conhecida como babosa, essa planta pode ajudar numa série de doenças, que vão desde o alívio em dores provocadas por entorses e distensões à queimaduras e infecções. Além disso, funciona bem como hidratante. É bom ter no escritório e também em casa.

Enfim, somos parte da natureza e estar longe dela por horas e horas ao longo do dia nos adoece. Ter o verde das plantas no ambiente de trabalho é uma forma de nos manter em conexão com a nossa essência e isso é, fundamentalmente, sustentabilidade.

Por Antônio Martins Neto

Editor do Blog Mundo Possível

Leave a Reply