Política

ONU pede ação nos últimos 1000 dias dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio

A Organização das Nações Unidas (ONU) e entidades parceiras em todo o mundo irão celebrar os últimos 1000 dias até abril de 2015, data limite para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), com o intuito de inspirar ações futuras. “Os ODMs são o maior esforço global de combate à pobreza da história”, afirma o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.

A partir de amanhã, 5 de abril, data que marca o início da contagem regressiva, até 12 de abril de 2015, a ONU vai incentivar governos, parceiros globais e a sociedade civil para ressaltar o MDG Momentum: 1,000 Days of Action de diversas formas.

Mídias sociais serão de extrema importância na contagem regressiva. Uma onda global nas mídias sociais – com mais de mil minutos seguidos de programação online – irá promover a hashtag #MDGmomentum e o alerta ao mundo para alcançar as oito metas com a aproximação de 2015.

As metas são: erradicar a pobreza extrema e a fome; alcançar a educação primária universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e reenergizar as ações de todos os parceiros globais para a mudança.

“Mas ultrapassar os grandes desafios para colocar o meio ambiente e os serviços naturais no centro do desenvolvimento sustentável e as vidas de sete bilhões de pessoas continua sendo um trabalho em curso. A Rio+20 proporcionou novos e inspiradores caminhos para alcançar essa meta, incluindo direcionamentos da transição para a Economia Verde. A agenda de desenvolvimento pós-2015 traz uma nova oportunidade para alcançarmos objetivos baseados em noções mais amplas de riqueza – da água limpa do planeta até florestas, solos e atmosfera – e a urgência em desassociar o crescimento econômico da geração de poluentes e da exploração exagerada de recursos naturais”, completa o Sub-Secretário Geral da ONU e Diretor-Execurtivo do PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), Achim Steiner.

O site global sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio terá uma página dedicada às ações, com diversos materiais para as mídias sociais e iniciativas organizadas por agências da ONU e outros parceiros.

Para saber mais:
Para saber mais:
Site oficial: www.un.org/millenniumgoals
Twitter: www.twitter.com/Momentum1000
Facebook: http://www.facebook.com/wecanendpoverty

Da Agência Brasil

Leave a Reply