Política

COP20: Ban Ki-moon diz em Lima que acordo do clima é a única opção

O secretário-geral da ONU declarou que quanto mais se demorar para alcançar um acordo contra a mudança climática, mais o mundo irá pagar pelas consequências. Ban Ki-moon falou esta quinta-feira num evento de alto nível na capital do Peru, Lima.

Na 20ª sessão da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática, COP 20, Ban fez um apelo aos países para que entreguem o esboço de um acordo final que será discutido no ano que vem em Paris.

Base Sólida

A expectativa é de que o texto fique pronto nesta sexta-feira, último dia da COP 20. Ban afirmou que as ações tomadas em Lima vão gerar uma base sólida para as negociações em Paris.

O chefe da ONU disse “a ação sobre o clima e o desenvolvimento sustentável são dois lados de uma mesma moeda”. Ban Ki-moon fez um apelo aos países para que tomem atitude e evitem que a temperatura média do planeta aumente mais de 2° C, que é o limite acordado internacionalmente.

Urgência

Ban lembrou que as discussões já duram 20 anos e agora é hora “de começar negociações sérias e reais, baseadas no rascunho” que deve ser definido em Lima.

O secretário-geral disse que não há tempo a perder e pediu a todas as delegações presentes na COP 20 que entreguem o texto, e destacou que “não ter documento não é opção”.

A conferência começou no dia 1 de dezembro em Lima e reúne os 196 Estados-parte da Convenção de Trabalho das Nações Unidas sobre Mudança Climática. O tratado universal poderá entrar em vigor em 2020.

Por Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

Leave a Reply