Política

Cadê o Plano de Mobilidade Urbana da sua cidade? Cobre já do seu prefeito

O grupo ambientalista Greenpeace lançou uma campanha na internet para acompanhar a implantação dos planos de mobilidade nas capitais brasileiras.

O plano de mobilidade é uma determinação da Lei Nº 12.587, de janeiro de 2012, que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

De acordo com a lei, os Municípios com mais de vinte mil habitantes devem elaborar o Plano de Mobilidade Urbana (PMU), levando em conta as disposições do Plano Diretor.

O município que não apresentar o PMU até janeiro de 2015 não poderão receber do Governo Federal recursos financeiros destinados à mobilidade urbana, até que elaborem o plano.

A campanha #Cadê o plano de mobilidade? oconvida a população a acompanhar e participar da implantação do plano em sua cidade.

Para isso, o Greenpeace elaborou um site e uma página no facebook pelos quais o internauta pode cobrar o plano e saber como anda a elaboração ou implantação do mesmo.

Até o dia 14 de maio, nove capitais haviam apresentado o PMU: Rio Branco, Porto Velho, Cuiabá, Brasília, Teresina, Salvador, Belo Horizonte, Vitória e Rio de Janeiro.

Outras quatro ainda nem tinham começado a fazer o trabalho: Manaus, Belém, Florianópolis e São Luis.

As prefeituras das demais capitais, entre essas o Recife, informaram que o plano estava em processo de elaboração.

O #Cadê? também tem página no Facebook. Veja lá como os internautas estão se mobilizando.

Leave a Reply