Negócios

Rede de supermercados britânica abastece loja com energia gerada a partir do próprio lixo

Depois de reduzir a zero a quantidade de resíduos destinados a aterros sanitários, a rede de supermercados britânica Sainsbury’s anuncia a primeira unidade totalmente abastecida com energia elétrica gerada a partir do lixo.

A loja fica em Cannock, cidade de 29 mil habitante, no meio oeste da Inglaterra, e recebe energia de uma central movida a gás metano extraído do lixo por um sistema de digestão anaeróbia.

Com o novo projeto, a rede de supermercados atingiu, com sete anos de antecedência, a meta de dar um destino positivo ao lixo produzido em suas 1.100 lojas.

Esse era um dos 20 compromissos sustentáveis assumidos pela empresa, que só descarta alimentos que não podem ser vendidos, doados a instituições de caridade ou alimentar animais.

Antes da implantação dos compromissos, que também prevê a redução de sal, açúcar e gordura saturada nos produtos da cada, além de o uso de embalagens, toneladas e mais toneladas de lixo orgânico iam para aterros.

Agora, os resíduos vão para os digestores anaeróbios da Biffa, empresa líder na gestão de resíduos no Reino Unido, para que seja extraído o gás metano e gerada a energia elétrica, transmitida diretamente para a loja de Cannock.

A Sainsbury’s foi fundada em 1869, em Londres, pelo casal Mary Ann e John james Sainsbury  e é hoje a maior rede varejista do Reino Unido, com 157 mil funcionários e 16,5% de participação no mercado.

É também a empresa do setor no país que mais investe em práticas sustentáveis.

Um das metas mais audaciosas é implantar em todas as lojas o projeto 3 Zeros, que prevê a eliminação de resíduos destinados a aterros, de emissão de gás carbônico na atmosfera e de impacto nas fontes de água que abastecem suas unidades.

Até agora, só duas lojas conseguiram o feito.

Por Antônio Martins Neto
Editor do Blog Mundo Possível

Veja no vídeo abaixo como se dá o processo de produção de metano e de energia a partir do lixo.

Comments 1

  1. Hello there! Do you use Twitter? I’d like to follow you if that would be okay. I’m undoubtedly enjoying your blog and look forward to new posts.

    Responder

Leave a Reply