Negócios

Pequenas ações de sustentabilidade podem trazer bons resultados para os negócios

Pequenas ações podem render grandes resultados. É o que comprova a empresária Alyne da Costa, proprietária de um espaço no Salvador Shopping, voltado para o público infantil. No empreendimento, profissionais qualificados oferecem penteados para crianças. A empresária conta que tem um controle de gastos com água e energia. Além disso, as fitas que sobram dos penteados são recolhidas e encaminhadas para a reciclagem.

O que Alyne coloca em prática são exemplos de ações de sustentabilidade, tanto no âmbito social, quanto no ambiental. Ela participou nessa quarta-feira (31), de palestra promovida pelo Sebrae na Bahia sobre as oportunidades de negócios por meio da sustentabilidade. O evento foi direcionado para lojistas do Salvador Shopping e aconteceu no auditório do estabelecimento.

O consultor do Sebrae, Luis Galletti, ministrou a palestra, abordando conceitos, apontando caminhos e apresentando cases de sucesso. Primeiramente, ele destacou que sustentabilidade não é moda, não é marketing e não é filantropia. “Sustentabilidade é negócio e, portanto, deve trazer resultado”, explicou. Os resultados podem ser refletidos, por exemplo, em redução de custos ou atração de mídia espontânea.

Por ser um conceito relativamente novo, Luis disse que muitos empresários acabam por deixar de colocar em prática essas ações, pensando que envolvem altos investimentos. “Vocês podem obter diversas vantagens, a exemplo de melhoria de processos, o que potencializa os seus ganhos”, afirmou. O consultor reforçou ainda que não existe uma fórmula para a sustentabilidade. “É preciso que vocês tenham suas metas bem definidas e busquem os parceiros que possam atuar dentro dos mesmos objetivos traçados”, pontuou Luis.

Luana Camargo é gerente trainee de uma loja de calçados do Salvador Shopping. Ela contou que a empresa coloca em prática ações de sustentabilidade ambiental, fornecendo sacolas biodegradáveis. Ela participou da palestra com o intuito de buscar mais ideias que possam ser aplicadas à loja. “Creio que as ações de sustentabilidade trazem benefícios para todos: empresários e sociedade”, declarou. A palestra contou ainda com a participação do coordenador de projetos socioambientais do Salvador Shopping, Fabiano Mehmeri.

Uma das soluções oferecidas pelo Sebrae voltada para a questão da sustentabilidade é o programa 5 Menos que são Mais, que atua dentro de uma metodologia para reduzir os desperdícios e, consequentemente, aumentar o lucro das empresas.

A coordenadora de Acesso a Inovação e Tecnologia do Sebrae na Bahia, Márcia Suede, destacou que as micro e pequenas empresas localizadas em shopping centers necessitam de apoio, no sentido de orientação para as melhores práticas sustentáveis. “Essa é a nossa primeira parceria com o Salvador Shopping e esperamos que possa se expandir para outros estabelecimentos”, apontou.

Por Carlos Baumgarten

Da Agência Sebrae

Leave a Reply