Ideias

Estudantes dos EUA transformam ônibus escolar em horta ambulante para estimular a agricultura urbana

Em março do ano passado, um grupo de estudantes universitários da cidade de Salt Lake, no estado norte-americano de Utah, se uniram com o desejo de transformar em jardim parte do estacionamento do dormitório da faculdade. As discussões sobre o projeto levaram à criação do Green Urban Lunchbox, um ônibus escolar desativado que hoje percorre escolas, fazendas e feiras como uma horta ambulante, conscientizando crianças e adultos sobre a importância da agricultura urbana, da sustentabilidade e da alimentação saudável.

No ônibus, existem várias hortaliças e legumes, plantados das mais diferentes formas para servir de inspiração a quem deseja cultivar os próprios alimentos, mesmo vivendo numa metrópole cheia de arranha-céu.

“Nós sabemos que cultivar alimentos num ônibus escolar convertido não vai resolver os problemas do nosso atual sistema alimentar. No entanto, esperamos que o uso do Green Urban Lunchbox e dos nossos outros programas possam levar à educação e à motivação individual quanto às questões relacionadas à produção de alimentos e à alimentação saudável”, diz Shawn Peterson, um dos fundadores do projeto.

A organização criada pelos estudantes também mantém um programa que integra pessoas idosas e portadores de deficiência às suas comunidades por meio do cultivo de hortas comunitárias. O objetivo do projeto é aumentar a oferta de comida produzida localmente dentro das comunidades atendidas.

Clique aqui e acesse a página do Urban Green Lunchbox no Facebook.

Leave a Reply