Educação

Jovens do Coque representam Pernambuco na Rio+20

Dois alunos e uma professora da Escola Municipal Professor José da Costa Porto, localizada no Coque, no Centro do Recife, embarcar na próxima segunda-feira (11) para o Rio de Janeiro onde participam da Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da Rio+20 (Femact Rio+20).

Vinícius Santos, de 12 anos, Alessandro Santos, de 13 anos, ambos da sétima série do ensino fundamental, e a professora Luíza Anselmo receberam o convite depois de conquistarem o segundo lugar na XVII Ciência Jovem 2011 com o projeto “Desvendando o delicioso mundo da Geometria”. No trabalho, os alunos, sob supervisão da professora construíram formas geométricas com canudos, palitos e jujubas coloridas. As formas apresentadas foram os cinco sólidos de Platão: tetraedro, hexaedro, octaedro, dodecaedro, icosaedro.

Foi uma surpresa! Recebemos o convite há dois meses para participar da Femact Rio+20, que é promovida pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), do Rio de Janeiro”, conta a professora Luiza Anselmo.

O método que utilizamos no trabalho tem a perspectiva de dar uma melhor compreensão dos conteúdos de maneira objetiva. É importante citar o resgate da autoestima da nossa comunidade e a melhor aprendizagem dos estudantes. É por meio da educação que estamos superando barreiras”, completa a educadora.

Os 120 trabalhos a serem apresentados de 13 a 15 de junho na Femact Rio+20, em uma área de 700m² do Armazém 4, da zona portuária do Rio de Janeiro, foram produzidos por jovens do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e particulares do estado do Rio de Janeiro. Os projetos abordam questões científico-tecnológicas que contribuem para a solução de problemas ligados ao meio ambiente, sustentabilidade, circulação nas grandes cidades, produção e consumo de energia, tratamento e destinação de lixo, prevenção de desastres naturais, tecnologia social e economia solidária.

Outros 40 projetos foram vencedores na edições de grandes feiras e mostras nacionais, como a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), de São Paulo; Mostra de Ciência e Tecnologia (Mostratec), do Rio Grande do Sul; Ciência Jovem, de Pernambuco e Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação (FECTI), do Rio de Janeiro, em 2011.

Leave a Reply