Economia

Menino de dez anos lança empresa de reciclagem e ajuda famílias sem-teto

O norte-americano Vanis Buckholz tem apenas dez anos de idade e já desponta como um empreendedor ambiental e social de prestígio na cidade de Newport Beach, na Califórnia, costa oeste dos Estados Unidos.

Tudo começou há três anos, durante uma aula sobre reciclagem na escola.

Vani, que à época tinha sete anos, decidiu recolher vidro, plástico, alumínio e papel em casa e vender para uma empresa especializada de Corona del Mar, distrito de 13 mil habitantes onde ele mora com a família.

Aos poucos, a coleta com a velha bike passou a abranger a rua, as casas dos amigos e o bairro inteiro, e ele precisou acoplar um pequeno trailer à bicicleta. Nascia a ReCycle.org.

“Como meu negócio cresceu, meus pais disseram que eu deveria fazer mais do que apenas ajudar o meio ambiente e me ensinaram sobre instituições de caridade, conta Vanis.

Vanis conheceu o Project Hope Alliance, organização local que cuida de famílias sem-teto e destina um quarto do faturamento para a entidade.

“Do dinheiro que ganho com a reciclagem, dou 25% para o projeto, 25% é utilizado para executar o negócio e o restante eu guardo”, disse Vanis, que fatura cerca de 200 dólares a cada caminhão de resíduos coletado.

Em janeiro deste ano, ele foi convidado para a abrir uma reunião do conselho da cidade, quando foi recebido pelo prefeito Keith Curry.

“Newport Beach é o lar de alguns grandes empresários. O desta noite é particularmente jovem e marcante”, disse Curry ao apresentar o convidado.

“Se você me vir pela cidade fazendo o meu trabalho, sinta-se livre para lançar sua garrafa de água em meu trailer”, disse Vanis ao público.

Veja mais fotos abaixo e assista ao vídeo da apresentação de Vanis no conselho da cidade

Leave a Reply