Economia

Jovens no Brasil querem empreender, mas com sustentabilidade econômica, social e ambiental

Faço questão de reproduzir aqui no Blog Mundo Possível uma matéria que fiz para o TV Jornal Meio Dia, da TV Jornal/SBT, no Recife.

O fio condutor da reportagem é uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade que constatou que quase metade dos novos empreendedores no Brasil (49,6%) são mulheres e que o maior percentual (33,8%) está na faixa etária que vai de 25 a 34 anos.

Mostramos na matéria que esses jovens empreendedores são mais disciplinados e focados. Mas ficou de fora algo que é muito importante para o leitor do blog: esses jovens querem empreender, mas com a sustentabilidade econômica, social e ambiental.

Estou preparando um vídeo mais detalhado sobre um dos programas da Junior Achievement, uma organização não-governamental norte-americana que há 90 anos estimula o empreendedorismo entre os jovens de 123 países.

Mostramos na reportagem da TV Jornal o trabalho de dois grupos de estudantes, participantes do programa da entidade, que montaram fábricas de carteiras e de chaveiros. O primeiro produto é feito com embalagens de leite Tetra Pak. O segundo é produzido com placas de circuitos usadas em computadores e impressoras.

Esses exemplos enchem a gente de esperança e de orgulho. São jovens sérios, que acreditam no trabalho em grupo e que querem avançar economicamente, mas com sustentabilidade acima de tudo.

Veja a matéria da TV Jornal/SBT

Leave a Reply