Economia

Indústria criativa é um dos mais importantes vetores da economia pernambucana, diz especialista indiano

O Encontro Internacional Pernambuco Criativo, que discute no Recife as oportunidades de negócios da economia criativa, teve início nesta segunda-feira (18) com um debate que envolveu economistas, produtores, cineastas, artesãos e demais participantes da cadeia produtiva da cultura, do entretenimento e da criatividade.

Um dos convidados da mesa de abertura foi o economista indiano Sunil Tankha, que acaba de concluir uma pesquisa sobre os polos econômicos de Pernambuco. Segundo ele, a indústria criativa é um dos importantes vetores da economia local, mas o estado precisa de uma política para reter os próprios talentos.

Tankha deu uma breve entrevista ao Blog Mundo Possível, que você pode assistir no vídeo a seguir.

O primeiro dia de debates também teve a participação do mineiro Leonardo Brant (pesquisador e empreendedor cultural) e dos pernambucanos Léo Falcão (cineasta), Carolina Dantas (empreendedora e professora universitária) e Daniel Edmundson (empresário).

Entre os temas debatidos, os editais de cultura foi o mais polêmico, visto como evolução por uns e como clientelismo por outros.

Clique aqui para assistir o evento ao vivo ou acompanhe as discussões pelo nosso twitter @mundopossivel, pelo Instagram antoniomartinseto ou pelos posts aqui do Blog Mundo Possível.

Nesta terça-feira (19), o encontro terá a seguinte programação:

10h00 – Livraria Cultura – Formação e profissionalização. Como se qualificar para aproveitar as oportunidades de mercado

Luis Helênio dos Santos (IATEC-RJ), Bruno Nogueira (AESO/Barros Melo-PE) e Germana Uchoa (Triz Negócios Criativos-PE)

14h00 – Arena Criativa – Desenvolvimento Territorial e Regional: riscos, potenciais, desenvolvimento sustentável.

Jordi Prado (22@Barcelona Media e UNESCO-ES), Geber Ramalho (Instituto Delta Zero-PE), Léo Feijó (líder empresarial da Lapa-RJ) e Karina Zapata (IADH/Programa Bomando Cidadania-PE)

Assista abaixo a entrevista com Edgar Andrade, da Hub Criativo, realizadora do evento.

Texto, foto e vídeos

Antônio Martins Neto

Editor do Blog Mundo Possível

Leave a Reply