Cultura

Conheça 33 livros para crianças com temas sustentáveis

Reproduzimos aqui um post do site infantil Meu Planetinha, da Editora Abril, que lista 33 livros infantis com temas relacionados à sustentabilidade.

O site faz parte do portal Planeta Sustentável, da mesma editora, e o post foi publicado no dia 02 de abril, quando se comemora o Dia Internacional do Livro Infantil.

O interessante é que basta clicar no nome do livro apresentado para se ter acesso a uma resenha da publicação.

Segue o texto da repórter Marina Maciel, do Planeta Sustentável.

Você sabe por que o Dia Internacional do Livro Infantil é comemorado todo dia 2 de abril? A data homenageia, também, o nascimento do escritor de histórias infantis Hans Christian Andersen. O nome soa familiar? Ele é o autor de contos famosos que você certamente conhece, como “O Patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo”, “A Pequena Sereia”, “Polegarzinho”, “A Princesa e a Ervilha” e “A Roupa Nova do Rei”.

Você gosta de ler? Pois saiba que, além de ser divertida, a leitura tem tudo a ver com a sustentabilidade: é nos livros que temos a chance de entrar em contato com o desconhecido, com universos, lugares, épocas e ideias diferentes das nossas. Quando a gente convive com essas realidades que nos parecem estranhas, aprendemos a importância da tolerância e do respeito à diversidade.

Para ajudar você a aproveitar ao máximo a data, selecionamos 33 livros da nossa estante de livros infantis que falam sobre sustentabilidade, amizade, animais e natureza. Escolha um, abaixo, para começar e boa leitura!

Bichos
A GALINHA QUE SABIA LER: Como uma galinha que vive em uma estante de livros pode ajudar o herdeiro de um sítio a aprender a cuidar dos rios e das florestas? Ficou curioso? Então, embarque nas aventuras de Pipoca, uma galinha pra lá de esperta!

ÁRVORE DA VIDA: Este livro classifica, agrupa e conta um pouco sobre as espécies de cada reino, dando destaque ao Reino Animal. E ainda traz muitas curiosidades fantásticas sobre a biodiversidade no planeta.

A VIDA DOS BOTOS, GOLFINHOS E BALEIAS: Que tal conhecer mais sobre a vida dos maiores mamíferos do planeta lendo as histórias da blogueira Sandrinha, uma sardinha viajante? Ela nada pelas águas do mundo inteiro para conhecer as baleias e seus parentes que, como você irá descobrir, apesar do jeitão de peixe, guardam muitas semelhanças com a espécie humana.

A VIDA DOS TUBARÕES E DAS RAIAS: Quem tem medo de tubarão? Quase todo mundo. Mas, apesar da fama de vilão nos filmes, esses peixes especiais – assim como as raias – são criaturas que atacam somente quando sentem fome ou se veem em perigo. Estas e muitas outras curiosidades recheiam este livro com informações que irão surpreendê-lo, do início ao fim.

BICHOS DO MAR: Uma divertida aula de biologia, com uma linguagem leve, belas imagens e ilustrações que tornam a experiência ainda mais encantadora. Um mergulho no oceano, com direito às mais curiosas histórias sobre fósseis vivos, peixes, répteis, aves e mamíferos marinhos.

BONITEZA SILVESTRE E RIMAS DA FLORESTA: Ler sobre os animais que habitam a natureza é sempre uma ótima viagem. Se for através de poesia, então, melhor ainda! E é desse jeito singelo que estes dois livros contam suas histórias.

CHAPEUZINHO VERMELHO E O LOBO-GUARÁ: Esqueça o lobo-mau e a floresta! Agora, a casa da vovó fica no Cerrado e quem encontra Chapeuzinho é o Lobo-Guará, que é esganado e doido por frutas.

NA PRAIA E NO LUAR, TARTARUGA QUER O MAR: Como preservar as tartarugas marinhas em uma comunidade onde a maioria das famílias ganha a vida pela venda dos ovos, da carne e do casco do animal? Esse é o desafio dos irmãos Luísa, Pedro e Rodrigo, que moram à beira da praia e se preocupam com o meio ambiente.

PROCURA-SE LOBO: O livro conta a história divertida dos lobos de verdade e de mentira, dos que comem avós e dos que comem frutinhas: todos em busca de um emprego.

QUEM FOI CHARLES DARWIN? Ele escreveu A Origem das Espécies e revolucionou o pensamento do mundo e a ciência. Ao ler este livro, prepare-se para ver a natureza de um jeito diferente!

Ética
A FELICIDADE DAS BORBOLETAS: Marcela é uma bailarina muito especial que não enxerga com os olhos, mas com o coração. Por isso, ela consegue superar seus obstáculos e conquistar seu sonho.

A FESTA DE ANIVERSÁRIO DE ALINE: Divirta-se muito e aprenda com a história da festa de aniversário de Aline, uma menina que tinha mais amigos-bicho do que amigos-gente.

A SEMENTE DA VERDADE: Um imperador à procura de um sucessor, um avô e um menino que adorava cuidar das plantas envolvem-se nesta história sobre o valor da ética e da honestidade. O que fazer quando algo parece não ter dado certo? Este conto oriental inspirará o leitor a descobrir bons caminhos.

FILHOTE DE CRUZ-CREDO: Certamente, dá pra contar nos dedos de uma mão quem nunca recebeu um apelido feio – daqueles pejorativos mesmo, que nos deixam muito tristes. Fabrício, o personagem deste livro, tinha vários e, por isso, ficava tão sozinho no recreio. Mas conseguiu driblar essa situação de um jeito muito legal!

JOÃO, PRESTE ATENÇÃO! Conheça um livrinho muito bacana sobre o João, um menino com dislexia que aprendeu a ser muito mais feliz.

O ANDAR DO SAMUEL: Todo mundo tem alguma dificuldade, a de Samuel é andar. E foi pelo seu jeitinho diferente de caminhar é que a turma da escola inventou mil brincadeiras criativas para acompanhá-lo.

O GRANDE DIA: Rodrigo, um garoto que usa cadeira de rodas, superou sua limitação física e se tornou a parte mais importante de um time de futebol.

PEQUENAS AÇÕES, GRANDES MUDANÇAS: Os personagens dos livros As trigêmeas e os três erres, Por que economizar água e Por que proteger a natureza – crianças como você – mudaram suas atitudes para ajudar a cuidar do planeta. Que tal conhecer suas histórias e se inspirar?

SEIS RAZÕES PARA CUIDAR BEM DO PLANETA TERRA: Dividido em duas partes – uma mais poética e outra mais informativa – este livro ensina o quanto é importante preservar a natureza para a nossa sobrevivência.

SIDNEY E NORMAN – UM CONTO SOBRE DOIS PORCOS: Neste livro, os personagens principais são porquinhos, mas não são irmãos nem estão às voltas com um lobo que insiste em destruir sua casa, como naquela conhecida história infantil. O que eles precisam é manter em pé o seu relacionamento com os outros e com eles mesmos.

UM DIA ESPECIAL PARA LAURINHA: Laura nasceu antes da hora e precisou de cuidados especiais, mas venceu suas dificuldades e se deu superbem na escola.

Reciclagem
RECICLAGEM – A AVENTURA DE UMA GARRAFA: O que acontece quando jogamos uma garrafa de vidro fora? Para onde será que ela vai? Por onde ela passa? Embarque neste livro e descubra os caminhos que o nosso lixo pode percorrer pelo mundo. Vamos começar a viagem?

SEIS RAZÕES PARA DIMINUIR O LIXO NO MUNDO: Você sabe o que é reciclagem? E preciclagem? Este livrinho fala sobre tudo relacionado ao lixo de um jeito muito bacana.

Água
A ÚLTIMA GOTA: Quem acha que tem água sobrando no planeta está por fora. Conheça a história de Chuvisca, uma das últimas gotas do mundo. É emocionante!

CHUÁ… CHUÁ… TCHIBUM! Este é um livro curioso e muito divertido. Ele fala a respeito da água em diversas formas: água da chuva, do mar, dos rios e das cachoeiras e até a que consumimos em casa. Com ele, você aprende porque é tão importante economizá-la.

ENCONTROS D’ÁGUA: Neste livro, a autora lembra que a água pode trazer muitas novidades para cada tipo de pessoa e que o resultado é esse aprendizado que não está escrito em livro nenhum. É um aprendizado de sentir. Ajude a proteger a água! Leia, inspire-se e conserve!

SEIS RAZÕES PARA CUIDAR BEM DA ÁGUA: Neste livro delicioso, meia dúzia de poemas – isso mesmo! – mostram como é importante proteger a água do nosso planeta. Ele também traz informações muito úteis para a sua campanha para que este recurso não acabe. Preparado?

Cultura
A TERRA SEM MALES – MITO GUARANI: Saiba como seria a terra perfeita para os índios guaranis e aprenda muito sobre a cultura deles.

CRIANÇAS DA AMAZÔNIA: Aprenda brincadeiras e histórias de uma criançada esperta do Norte do país, que está sempre curiosa para saber mais.

KURUMĨ GUARÉ NO CORAÇÃO DA AMAZÔNIA: Diversão, palavras novas, formigas venenosas gigantes, lendas de arrepiar e muito mais sobre a cultura dos Maraguá, um povo indígena que tem muito a ensinar.

UM CURUMIM DESCOBRE O BRASIL: Um indiozinho vai à cidade pela primeira vez. Para ele, é tudo tão diferente do mundo que conhece… Será que ele vai gostar?

Biomas
NINA NO CERRADO: Nina foi conhecer de perto as riquezas do Cerrado. Divirta-se com ela neste passeio de aprendizado e poesia.

NINA NA MATA ATLÂNTICA: É hora de visitar uma das paisagens mais bonitas e devastadas do Brasil e conhecer as espécies que lá habitam. Acompanhe Nina em sua aventura!

Leave a Reply