Consumo

Projeto ensina cidadão a reciclar cavaletes de campanha política descartados de forma inadequada no meio ambiente

RECIFE – O Brasil acabou de passar por uma eleição e o que se viu foi uma grande quantidade de lixo produzida durante a campanha.

Praticamente todos os candidatos se disseram comprometidos com a sustentabilidade do planeta, até porque essa palavra virou moda no discurso político, mas o que será que eles fizeram com os resíduos produzidos por seus comitês?

A julgar pela quantidade de santinhos jogados nas ruas próximo aos locais de votação, já dá pra gente ter uma ideia.

Mas fora do mundo político, há quem pense em soluções para o problema gerado pelo lixo de campanha.

O portal Mobilize Brasil firmou uma parceria com o arquiteto e designer Maurício Arruda e a agência de publicidade J. Walter Thompson para ensinar a população a reutilizar aqueles cavaletes que durante meses atrapalharam a mobilidade do cidadão nas calçadas do país e que agora foram descartados de forma inadequada no meio ambiente.

A ideia da parceria é fornecer ao cidadão conhecimentos de design que permitam transformar os cavaletes em peças para uso doméstico.

Foram criados tutoriais que ensinam passo a passo como os cavaletes podem servir de matéria prima para a construção de mesa de centro, banquinho, cabideiro, porta toalhas e mesa lateral, sempre com o uso de ferramentas básicas e em pouco tempo.

Além de reciclar, o projeto, batizado de Mobiliário Político, estimula uma discussão sobre a cadeia de consumo de um produto.

“É um exercício de reciclagem, que procura olhar para um problema como oportunidade”, disse Maurício Arruda ao portal AdNews.

“Mais do que fazer uma campanha tradicional sobre mobilidade, conseguimos exemplificar que este é um problema que também pode ser solucionado com ações simples – e, ainda, com estilo”, afirmou Ricardo John, CCO (Chief Creative Officer) da J.Walter Thompson e idealizador da ação.

O portal vai ficar no ar até as próximas eleições, em 2016, quando escolheremos novos prefeitos, responsáveis pela limpeza urbana.

Cabe ao cidadão reciclar também sua postura e cobrar dos candidatos a limpeza e o descarte adequado do lixo gerado pelas campanhas.

Por Antônio Martins Neto

Editor do Blog Mundo Possível

Veja abaixo vídeo sobre o projeto Mobiliário Político.

Leave a Reply