Comportamento

Veja como foi o primeiro passeio ciclístico em defesa das ciclofrescas

Quase cem ciclistas participaram hoje do Primeiro Passeio Ciclístico de Casa Amarela, no Recife, para pedir a implantação das Ciclofrescas, projeto que propõe a arborização e a delimitação de faixas para bicicletas nas principais vias da Região Metropolitana.

A concentração foi no Sítio da Trindade, de onde os participantes saíram para percorrer um trajeto de 7,1 km ao redor do Arraial Velho do Bom Jesus, povoado que deu origem ao bairro de Casa Amarela, o mais populoso da capital pernambucana.

Os ciclistas passaram pela Estrada do Arraial, Estrada do Encanamento e Mercado de Casa Amarela.

Algumas crianças participaram do passeio. Lara, de seis anos, era uma das mais novas e completou o circuito acompanhada dos pais.

Ao final, foi sorteada uma bicicleta doada pela agência do Banco do Brasil de Casa Amarela. O ganhador foi Josias Santos, de 29 anos, morador do bairro.

A cicletada foi promovida pela Pastoral da Saúde Nordeste II e teve apoio de quatro grupos de ciclistas: Kansadus Adventure, Ciclo Adventure, Curujaqueira e APS.

“Queremos fazer um passeio por mês, até a implantação das ciclofrescas”, disse Vandson Holanda, organizador do evento.

De acordo com ele, o projeto, que prevê a implantação de 105 km de ciclofaixas arborizadas na Região Metropolitana do Recife, vai ser apresentado nesta semana ao Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saborido.

A ideia é fazer com que a arquidiocese adote o projeto como parte da campanha Comunidade Saudável e Sustentável, lançado pelo arcebispo em março deste ano, no Dia Mundial da Água.

As ciclofrescas foram projetadas pelo escritório de arquitetura César Barros. O projeto ganhou um prêmio da Revista Arquitetura e Urbanismo e foi tema de reportagem do Jornal do Commercio. Clique aqui para conhecer os detalhes do projeto.

Josias Santos, de 29 anos, foi sorteado com uma bicicleta

Vandson Holanda, da Pastoral da Saúde, abre o passeio

César Barros, autor do projeto, fala das ciclofrescas

Leave a Reply