Cidades

Do tamanho de dois campos de futebol, telhado verde em construção em Nova Iorque, nos EUA, será o maior do mundo

Nos Estados Unidos, mais precisamente no bairro do Brookling, em Nova Iorque, está sendo construído o maior telhado verde do mundo.

Para quem não sabe, o telhado verde é aquele que em vez de telhas tem plantações, na maioria das vezes hortas.

No Brookling, o telhado verde ou fazenda telhado, como também é chamada essa prática, terá 9,3 mil metros quadrados, o equivalente à área de dois campos de futebol no tamanho padrão da FIFA.

A fazenda está sendo construída no teto de um enorme e antigo armazém da Marinha do EUA e deve produzir a cada ano toneladas e mais toneladas de hortaliças, e isso sem produzir sujeira alguma.

É que a horta vai ser hidropônica, cutivada apenas com água em vez de terra e adubo.

O projeto é de uma empresa que trabalha com a instação de telhados verdes nos EUA e a ideia é que a produção dessa fazenda atenda aos moradores do próprios bairro do Brookling, que aos poucos está se convertendo em um dos mais sustentáveis dos EUA e do mundo.

As fazendas urbanas, instaladas no teto de edifícios e casas ou em terrenos vazios, são uma tendência em todo o mundo.

Elas melhoram o clima nas cidades, permitem que o local de produção de alimentos fique mais próximo do consumidor e contribuem para a saúde da população, pois os alimentos são produzidos de forma orgânica, sem fertilizantes nem inseticidas químicos.

A experiência da fazenda urbana do Brookling fica aí de inspiração para a gente.

Conheça abaixo a primeira fazenda telhado de Nova Iorque (vídeo em inglês).

Leave a Reply